8 de novembro de 2006 - 13:00

ACM quer volta do pão vendido por unidade

O senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) apresentou nesta terça-feira um projeto de lei obrigando as padarias de todo o País a vender o pão francês tanto por quilo como por unidade.

De acordo com a Agência Senado, na opinião do senador, a venda apenas por peso vem prejudicando a população mais pobre, sacrificando a renda das famílias. ACM pediu que o projeto possa tramitar com rapidez, devido "à dimensão e relevância do assunto".

A venda do pão somente por peso tornou-se obrigatória em 20 de outubro em todas as padarias, supermercados e demais estabelecimentos comerciais do País. A mudança foi definida na portaria nº 146 do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) publicada no Diário Oficial da União do dia 20 de junho, mas com validade a partir do dia 20 de outubro.

Apesar de ter sido oficializada há quatro meses, metade das panificadoras brasileiras ainda não haviam se adaptado às novas regras até sua implantação, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip).

 

 

Invertia