4 de novembro de 2006 - 06:36

Detentos de Rio Brilhante estão na Máxima de Dourados

 

Depois de várias horas de rebelião os presos que comandaram a ação na Cadeia Pública de Rio Brilhante foram trazidos no começo da madrugada de hoje para a Penitenciária Harry Amorim Costa em Dourados, onde chegaram escoltados por um forte esquema de segurança.

Durante a rebelião os presos destruíram por completo as celas onde estavam e deixaram um prejuízo calcula em torno de R$ 1 milhão.

A movimentação dos amotinados começou por volta da uma e meia da tarde de ontem quando eles se recusaram a voltar para as celas e exigiam a presença de representantes da Justiça e do Ministério Público. Eles queriam relatar para as autoridades maus tratos e o a superlotação do local.

O juiz da 1ª Vara Criminal de Rio Brilhante estava em Campo Grande e somente com a chegada dele os reféns foram libertados e a negociação para a transferência foi finalizada. Policiais de Dourados, Campo Grande, Maracaju, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante foram mobilizados para evitar uma fuga em massa.

Com as vagas em Dourados disponibilizadas pelo juiz Celso Antônio Schuch Santos 29 internos foram colocados em um ônibus cedido pela prefeitura e transferência pode ser feita. Ainda hoje a secretaria de Segurança Pública deverá mandar uma equipe de técnicos para Rio Brilhante para avaliar os prejuízos causados pelos detentos.

A Polícia Militar que é responsável pela segurança no local também deverá abrir uma sindicância interna para apurar responsabilidades.

 

 

Dourados News