3 de novembro de 2006 - 15:31

Ataque das FARC deixou 31 mortos na Colômbia

Um ataque cometido na quarta-feira pela guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) ao povoado de Tierradentro, no departamento de Córdoba (norte), deixou 31 mortos, de acordo com o balanço definitivo de vítimas divulgado pelo diretor da Polícia, general Jorge Castro.

"Foram 17 policiais, 11 guerrilheiros e três civis mortos, assim como dois policiais feridos", disse Castro, em Montería, capital de Córdoba, para onde se deslocou para coordenar as operações de perseguição aos insurgentes.

"Foi o ataque mais mortífero que sofremos" este ano, estimou, admitindo "erros cometidos" pelas forças da ordem.

Segundo o oficial, "os guerrilheiros iniciaram seu ataque ao quartel policial de diferentes pontos, às 3h (5h de Brasília), e para isso usaram armas de longo alcance e bujões com explosivos".

Jorge Castro revelou que "os primeiros guerrilheiros chegaram ao povoado na noite de terça-feira e se esconderam nas casas de alguns moradores, enquanto outros se disfarçaram de camponeses, situação que facilitou o ataque".

O militar estimou que da ação participaram pelo menos 150 guerrilheiros, que atacaram o quartel policial guarnecido por 70 homens.

"Houve resposta imediata da polícia, do Exército e da Força Aérea, mas a defesa foi dificultada porque estavam infiltrados entre a população".

O oficial lembrou que Tierradentro "é uma zona com notável presença de cultivos de coca e onde se alterna a influência da guerrilha e dos paramilitares das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC).

 

AFP