1 de novembro de 2006 - 07:12

MS sedia entre 8 a 10 de novembro Congresso de Delegados

Delegados das polícias Civil e Federal de todo o País se reúnem nos dias 8 a 10 de novembro, na cidade de Bonito (MS), para o 20º Congresso Nacional da Adepol (Associação de Delegados de Polícia do Brasil). Na terça-feira 26, em audiência na Governadoria, os presidentes da Adepol-Brasil, Carlos Eduardo Benito Jorge, e da Adepol-MS, Marcelo Vargas, formalizaram convites ao governador em exercício, Claudionor Abss Duarte, ao governador licenciado Zeca do PT e ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Raufi Marques, para que participem do evento.

O congresso tem por objetivo promover ampla discussão sobre novas diretrizes para a segurança pública nacional, estabelecendo padrões de procedimentos através de um sistema único de segurança pública e discussões pontuais relativas às facções criminosas, aos projetos em tramitação no Congresso Nacional e as estratégias do governo federal para o enfrentamento à violência. Assuntos como lavagem de dinheiro, a recém-sancionada Lei Maria da Penha (sobre violência doméstica) e o combate ao crime organizado são temas que serão debatidos no evento.

Claudionor Duarte e Raufi Marques confirmaram participação. Marcelo Vargas entende que Mato Grosso do Sul foi escolhido para sediar o congresso porque “vive situação diferenciada no cenário nacional, em que, apesar da crise no setor de segurança pública, em razão da estrutura existente e, sobretudo, da Lei Orgânica da Polícia Civil, não fomos afetados”. Para o presidente da Adepol-MS, o Estado é “um oásis” de tranqüilidade comparado a outras unidades da federação e é citado freqüentemente como referência de segurança pública.

Marcelo Vargas, falando em nome da categoria que representa, externou agradecimento especial ao governador licenciado Zeca do PT pelos investimentos feitos no setor durante seus dois mandatos. A Lei Orgânica da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul é “a mais moderna do Brasil”, assegura Vargas, e apontada como um dos fatores de motivação da categoria.
 
 
 
 
APn