1 de novembro de 2006 - 06:45

Peixes são encontrados mortos em Aquidauana

Moradores próximos ao córrego Guanandy, na cidade de Aquidauana, denunciaram ontem a mortandade de peixes que esta ocorrendo no local. Sobre a ponte que dá acesso ao aeroclube da cidade, na Rua Manoel Antônio Paes de Barros, é possível avistar diversos exemplares de peixes mortos boiando nas águas do córrego.

A morte dos peixes provocou um mau cheiro e um aumento de moscas que incomodam os moradores da região. Além disso, o baixo volume de água do córrego e o lixo acumulado no leito não permitem que os peixes mortos possam ser levados pela correnteza.

O córrego, que em época de chuvas torrenciais de verão trouxe danos a moradores com o transbordamento, agora preocupa a população pela escassez de água e a grande quantidade de lixo e esgoto ali depositados. Os dejetos interrompem a passagem de água, provocando uma erosão sem precedentes às margens do Guanandy.

Biólogos consultados pela reportagem afirmaram que a falta de oxigênio, o acúmulo de lixo e o baixo volume das águas podem ter provocado às mortes. No entanto, eles não descartam a contaminação por algum produto químico, suspeita que só poderia ser confirmada ou não através de exames da água e dos espécimes mortos.

 

Mídia Max