31 de outubro de 2006 - 16:49

Campanha anti-aftosa espera vacinar 12 milhões de bovinos

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) lançou hoje em Eldorado a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa. Nesta etapa de vacinação devem ser imunizados 12 milhões de bovinos.

O secretário de Produção e Turismo e diretor presidente da IAGRO, João Cavalléro, fez a abertura da campanha dizendo que gostaria de anunciar, na ocasião, a obtenção do status de área livre de vacinação. "Mas, enquanto este momento não chega, viemos nesta oportunidade lançar esta campanha com o objetivo de apelarmos para a conscientização coletiva, sobre a oportunidade da mobilização pela saúde animal. Este momento é o de manter o rebanho protegido imunologicamente da febre aftosa, que sabemos ser capaz de provocar a desarmonia, a intranqüilidade e o prejuízo”.

Dácio Queiroz, representante da Famasul, afirmou ser oportuno e necessário o lançamento da campanha de vacinação contra febre aftosa no cone sul do Estado. Salientou, também, o esforço que o governo atual tem feito e o empenho da secretaria de Produção e Turismo e da IAGRO, quando da ocorrência do primeiro foco de aftosa no Estado.

A respeito da queda nas exportações e a penalização do setor produtivo com a ocorrência dos focos de aftosa, o Deputado Federal Vander Loubet, presente no evento, disse ser necessário reavaliar algumas questões. "É o momento de avançar e avançar e muito, principalmente por que os produtores estão muito mais conscientes com a vinda de boi do Paraguai. O problema da agricultura brasileira é estrutural, precisamos de infra-estrutura", finalizou Loubet.

Hoje, o rebanho de Mato Grosso do Sul é de 24,5 milhões de cabeças de gado. Nesta campanha de vacinação, todos os animais até 24 meses devem ser vacinados no Planalto, e todo o rebanho, no Pantanal.

A vacinação para a região de Planalto vai até 30 de novembro, e optantes da região do Pantanal têm até dia 15 de dezembro para vacinar seu rebanho.
 
 
APn