31 de outubro de 2006 - 14:35

Rinaldo confirma ingresso no PSDB, a partir de dezembro

O vereador Professor Rinaldo, eleito deputado estadual pelo PTdoB, no último dia 1º, disse, agora há pouco, ao Conjuntura Online, que está praticamente acertada a sua ida ao PSDB. Ele falou que, embora tenha sido procurado também por legendas como o PMDB, PFL, PDT e PP, sua afinidade com o programa político tucano ajudou na escolha da nova legenda.

Rinaldo, no entanto, disse que sua adesão ao PSDB vai ocorrer somente depois da diplomação dos eleitos, em 18 de dezembro e depois de uma nova rodada de reuniões com as lideranças tucanas.

Eleito com mais de 14 mil votos, Rinaldo contou que outro motivo que pesou na decisão de trocar de partido, foi a entrada em vigor da lei da cláusula de barreiras, decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que impede que legendas que não atingiram 5% dos votos para deputado federal no País, nas últimas eleições, tenham direito a integrar comissões e a participar de grupos de líderes nos legislativos federal, estadual e municipal, a receber verbas do fundo partidário e a ter espaços nos programas políticos de rádio e TV.

Segundo Rinaldo, o veto aos benefícios acima e outras restrições por conta da lei da cláusula de barreiras o moveram a mudar de partido. Ele disse que já teria comunicado a decisão à cúpula estadual do PTdoB, partido que, por enquanto, não cogita a fusão com outras pequenas legendas, para tentar superar a cláusula de barreiras.

"Sem espaço nas comissões e proibidos de participar dos grupos de lideranças nos legislativos, os membros do PTdoB deverão se contentar com tarefas secundárias nessas casas, passando a figurar apenas como bibelôs", comentou Rinaldo.

Com a adesão de Rinaldo ao PSDB, o partido contará com três deputados na Assembléia Legislativa, a partir de 2007. Os outros dois são o ex-prefeito de Maracaju, Reinaldo Azambuja, e a primeira-dama de Nova Andradina, Dione Hashioka.