30 de outubro de 2006 - 15:59

Dólar fecha em alta no 1º pregão após reeleição de Lula

Dúvidas sobre a equipe econômica no segundo mandato e movimentos técnicos de olho nos vencimentos do fim do mês fizeram o dólar fechar em alta nesta segunda-feira, depois de três sessões de baixa.

No primeiro pregão depois do resultado da eleição que deu vitória ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o dólar fechou em alta de 0,66%, a R$ 2,150.

"O mercado amanheceu lá fora meio para baixo e pesou o resultado das eleições, (com incerteza) referente ao quadro de ministros, se realmente vai ser mais desenvolvimentista (a próxima equipe)", comentou Daniel Szikszay, gerente de câmbio do banco Schahin.

As bolsas norte-americanas operavam em alta nesta tarde, depois de uma abertura no vermelho. Mas operações no mercado de câmbio com o objetivo de elevar o valor do dólar contribuíram para que a moeda norte-americana se mantivesse em alta, disse o gerente.

A taxa média do dólar (Ptax) da próxima sessão serve de base para liquidação de contratos de dólar futuro e emissão dos contratos de swap cambial reverso negociados no dia 20. O feriado no Brasil na quinta-feira também concentra os negócios no começo da semana.

A segunda-feira foi de análise dos discursos proferidos por membros do governo no domingo e incertezas sobre até que ponto os comentários irão interferir na política econômica dos próximos quatro anos.

Enquanto Lula prometeu responsabilidade fiscal no seu discurso de comemoração, outros componentes do governo criticaram a postura muito conservadora da gestão econômica e pediram mais cortes no juro.

 

Invertia