30 de outubro de 2006 - 08:19

Esquadrilha da Fumaça bate novo recorde

A Esquadrilha da Fumaça, da Academia da Força Aérea (Afa) de Pirassununga, bateu neste domingo um novo recorde. Por 30 segundos, 12 aviões voaram em formação e de cabeça para baixo, manobra conhecida como vôo de dorso. O resultado vai para o Guinnes Book, o livro do recordes.

O recorde anterior, com 11 aviões, é de 2002. Foi preciso treinar um ex-integrante da esquadrilha para voar com mais uma aeronave. A distância entre um avião e outro, na hora da manobra, foi de um metro e meio. Durante o "mergulho" de ponta cabeça, as aeronaves formam um triângulo no ar, deixando para trás um rastro de fumaça, por uma distância aproximada de três quilômetros.

A quebra do recorde aconteceu durante o tradicional "Domingo Aéreo", quando a Afa abre seus portões para o público, estimado em 50 mil pessoas durante todo o dia. A entrada foi gratuita.

Além da esquadrilha, o público pode conhecer as aeronaves que fizeram história, como o T-6, o primeiro avião da esquadrilha, que não voa mais. Também estava em exposição o Demoiselle, percursor da indústria aeronáutica. O modelo foi criado por Santos Dumont, o homenageado deste domingo pela data histórica de 100 anos do primeiro vôo do 14 Bis.

 

 

Terra Redação