28 de outubro de 2006 - 08:33

Pressionado por gaúchos, São Paulo desafia o Figueirense

O São Paulo precisa vencer o Figueirense, às 16 horas deste sábado, em Florianópolis, para voltar a abrir uma vantagem folgada na liderança do Campeonato Brasileiro e jogar uma ducha de água fria nas pretensões de Internacional e Grêmio, que venceram Juventude e Fluminense, respectivamente, na a quinta-feira.

O técnico Muricy Ramalho nega que o time vá se sentir pressionado e com obrigação de vencer, mas sabe que uma derrota pode reanimar o Campeonato, e por isso manterá o time jogando no 4-4-2, com os ofensivos Ilsinho e Júnior como laterais, com o objetivo de buscar os três pontos.

Para manter a vantagem, o time conta com um tabu: desde 14 de maio, quando perdeu para o Inter em Porto Alegre, o são Paulo não sai derrotado de uma partida jogada fora de seu Estado. De lá para cá, foram nove jogos, com duas vitórias e sete empates.

Às 18h10, o Santos, já sabendo do resultado de sua partida, enfrenta o desesperado São Caetano, no Morumbi, e busca uma vitória para, na pior das hipóteses, manter-se na frente na briga por uma vaga na Libertadores - é ameaçado pelo Vasco, que venceu o Flamengo quinta-feira e só tem um ponto a menos, e pelo Paraná, que disputa o clássico local contra o Atlético, às 16 horas, em Curitiba, e precisa da vitória para ao menos retomar a quinta posição do time carioca.

Já quase sem pretensões, os dois times no meio da tabela se enfrentam às 18h10: em Goiânia, o Goiás, 11.º colocado, recebe o Cruzeiro, décimo. Ambos têm 42 pontos, e o perdedor dará adeus a qualquer expectativa de sonhar com a Libertadores.

No outro lado da tabela, a Ponte Preta recebe o Botafogo às 16 horas, em Campinas, e tem a chance de voltar a escapar da zona de rebaixamento: com uma vitória, irá a 36 pontos, um a mais que o Fluminense, que só somou dois pontos nos últimos sete jogos.

 

 

Estadão