2 de setembro de 2004 - 14:40

Brasil precisa investir R$ 10 bi em tratamento de esgoto

O diretor técnico da Associação das Empresas de Saneamento Estaduais (Aesbe), Marcos Tadeu Abicalil, informou que mais da metade do esgoto produzido no Brasil não é tratado e, para mudar esse quadro, o Brasil precisaria investir cerca de três vezes mais do que é investido hoje, em torno de R$ 10 bilhões.

Ele participou, nesta quarta-feira (1) à noite, do programa “Diálogo Brasil”, transmitido em rede de televisão pública para todo o país pelas emissoras Radiobras (TV Nacional e NBR), que discutiu os rumos da política nacional de saneamento. Também participou, no estúdio em Brasília, o secretário de Saneamento do Ministério das Cidades, Abelardo de Oliveira Filho.

Abicalil disse também que grande parte do esgoto tratado passa por companhias estaduais. "Apesar de toda a dificuldade que as companhias estaduais enfrentam, elas ainda são responsáveis por grande parte do tratamento de esgoto no país", disse.

Dados da Aesbe mostram que, de cada 10 casas brasileiras, quatro não possuem água encanada. Para o secretário nacional de Saneamento Estadual, Aberlardo de Oliveira Filho, a solução do problema é a aprovação do Projeto de Parceria Público-Privada (PPP), que está sendo discutido no Congresso.

O vice-presidente da Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base (Abdib), Newton Azevedo, que participou de São Paulo, rebateu a idéia. Disse que a parceria público-privada "é uma grande ideologia sem lógica".
 
Agência Brasil