25 de outubro de 2006 - 16:45

Fetems é contra concurso público pra educação infantil em CG

O Concurso Público para educação infantil da prefeitura de Campo Grande, publicado no edital do município do último dia 20, fere a legislação nacional dessa etapa da educação básica e desrespeita o plano de carreira do grupo magistério da rede municipal. Conforme o edital as vagas são para Habilidades Básicas para o Exercício dos Cargos de Recreador, Educador Infantil e de Atendente de Berçário.

Na tarde de ontem, dia 24, a direção da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação) e da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) estive reunida com representantes da SEMAD para discutir as normas definidas no edital.

A Fetems entende que o cargo oferecido para recreador requer habilitação em educação física, deve ser de professor e ter remuneração da mesma forma. O educador infantil também desempenhará funções de professor, portanto, o correto é abrir concurso público para professores da etapa de educação infantil com remuneração e carreira já existente no plano de cargo e carreira do município.

Mesmo porque já foram recomendadas as extinções dos cargos publicados em edital, conforme a legislação nacional que normatiza a educação infantil (LDB), editada pelo MEC (Ministério da Educação).

Dessa forma a Fetems repudia a precarização da educação infantil e cobra do executivo municipal a revisão do edital do referido concurso e a imediata suspensão de inscrições para a educação infantil, cuja inscrição começou ontem e deve ir até o dia 31 de outubro.

Participaram da reunião o diretor da Fetems, professor Roberto Magno, o presidente da ACP, Geraldo Alves Gonçalves, o secretário Municipal de Administração, Nelson Yutoku Tobaru, a coordenadora Especial de Gestão e Monitoramento de Recursos Humanos, Thie Higuchi Viegas dos Santos, e a secretária Municipal de Assistência Social, Ilza Mateus de Souza. Pelo Sindicato, também compareceram à audiência: professora Marlene Batista Alves, secretária geral; professora Tânia Maria Ferraciolli, secretária Social e Cultural, e professor Jamir Costa Gomes, secretário de Imprensa.