2 de setembro de 2004 - 10:26

Governo discute segurança com autoridades bolivianas

O governo do Estado prossegue com os preparativos para a realização do Festiva América do Sul (FAS). O secretário de Cultura, Silvio Nucci, e o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e coordenador-geral do FAS, Pedro Ortale, estão em Corumbá e se reúnem hoje com autoridades bolivianas para discutirem as medidas de segurança a serem tomadas durante a realização do Festival.

O encontro será das 10h às 14h no hotel El Pantanal, que fica na Bolívia, próximo a Corumbá. Nucci e Ortale serão recebidos pelos cônsules bolivianos Antônio Mariaca (Campo Grande) e Nestor Arce (Corumbá), e pelos prefeitos de Puerto Suarez, Eduardo Rau Gómez, e de Puerto Quijarro, Lílian Rejez. Também participam da reunião representantes das forças armadas brasileiras e bolivianas.

“As autoridades bolivianas já se prontificaram em nos auxiliar no que for necessário para que possamos garantir total segurança durante os nove dias do Festival América do Sul. É importantíssimo esse envolvimento do governo da Bolívia, pois a integração sul-americana que tanto almejamos se dá dessa forma, com parcerias e união de forças”, ressalta o secretário de Cultura, Silvio Nucci.

As cidades bolivianas de Puerto Suarez e Puerto Quijarro também vão receber parte da programação do Festival América do Sul. De acordo com o cônsul boliviano Antônio Mariaca, a população da região está entusiasmada com a oportunidade assistir um leque tão diversificado de atrações culturais. Para ele, o Festival América do Sul vai agregar um outro tipo de valor a fronteira e as autoridades do país estão cientes da importância da realização do Festival América do Sul. “O Festival vai trazer uma imagem positiva para a fronteira, que só é vista através de notícias negativas, de roubo e crimes. Agora estaremos na mídia como uma fronteira cultural e de integração”, avalia Antônio Mariaca.
 
 
Agência Popular