23 de outubro de 2006 - 06:27

Record faz debate entre Lula e Alckmin hoje

O debate dos presidenciáveis da TV Record, hoje à noite, pode significar a volta do estilo “agressivo” do tucano Geraldo Alckmin, exibido no primeiro confronto entre os candidatos, mas deixado de lado no segundo. Já a ironia exibida por Luiz Inácio Lula da Silva na quinta-feira passada agradou aos aliados.
Para o líder do PFL na Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ), o tucano Alckmin deve focar sua intervenção no debate da Record em mostrar as diferença entre as promessas de Lula na campanha de 2002 e o que efetivamente realizou. “E ele prometeu tanta coisa: 10 milhões de empregos, dobrar o salário mínimo, além da bandeira da ética, a mais importante”, ironizou o parlamentar.
Ele também defendeu a mudança de “abordagem” de Alckmin nos debates. “No primeiro, ele tinha que bater pelo campo da ética, no SBT, teve que mesclar as críticas com as propostas”, disse ele. “Agora, você tem que continuar na questão ética”, acrescentou.
“O Geraldo tem que ser agressivo, mas sem perder a oportunidade de apresentar propostas”, concorda o vereador José Aníbal (PSDB-SP).
O petista Raul Pont, licenciado da secretaria-geral de seu partido, elogiou o uso da ironia por Lula no debate do SBT, que marcou a diferença de sua atitude mais tensa no primeiro confronto, realizado pela Bandeirantes.
“Foram dois estilos. O Alckmin, muito programado com números e dados, para passar uma imagem de um tecnocrata bem informado, mas sem uma expressão de sinceridade ou convencimento. E o Lula, que teve a vantagem de ser muito mais espontâneo”, diz ele.
“Ele [Lula] estava mais solto, utilizando melhor o sorriso, a ironia, aquela que qualquer pessoa expressa naturalmente”, acrescenta.
O petista, no entanto, não acredita que o desempenho melhor ou pior do presidente possa afetar o resultado das eleições. “Nem o episódio do dossiê, a divulgação da imagem do dinheiro [que seria usado para comprar o documento] abalaram a intenção de voto no Lula. Há uma consolidação da preferência do eleitor que tende a se manter nesta semana”, afirma.
iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");
 
 
 
Folha Online