20 de outubro de 2006 - 16:30

Evento trata da temática racial no currículo escolar em MS

Na próxima segunda-feira, 23, a Secretaria de Estado de Educação (SED), através da Coordenadoria de Políticas Específicas em Educação, dá continuidade à formação continuada a professores de escolas que atendem comunidades quilombolas em Mato Grosso do Sul.

Serão três dias – 23 a 25 – para discutir a temática História e Cultura Afro-Brasileira, em acordo com a Lei nº 10.639 [https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm], aprovada em 9 de janeiro de 2003, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) [http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L9394.htm] determinando a obrigatoriedade de inclusão da temática racial no currículo oficial da Rede de Ensino. O encontro será no Hotel Iguaçu, na rua Dom Aquino, 761, em Campo Grande, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, nos três dias.

A historiadora e fundadora do Instituto Kuanza [http://www.afropress.com/colunista_2.asp?id=1], Cidinha da Silva, ministrará a capacitação sobre a Lei nos dois primeiros dias. Já no dia 25, na parte da manhã, haverá a participação de técnicos da SED, da Coordenadoria de Educação Básica e Profissional, para abordar a questão da sustentabilidade e mercado de trabalho. À tarde, um representante da Coordenadoria de Educação Especial (SED) falará sobre a política de inclusão e o atendimento ao alunado com necessidades especiais nas comunidades negras.

Lançamento
Na segunda-feira, Cidinha aproveita a visita ao Estado para lançar seu livro “Cada tridente em seu lugar e outras crônicas” (São Paulo: Instituto Kuanza, 2006). A historiadora também faz uma aula magna aos participantes do Curso Preparatório para Mestrado e Doutorado voltado, prioritariamente, a afro-descendentes e indígenas. O lançamento da obra e a aula magna acontecerá a partir das 19h, na Casa da Cidadania, na rua Marechal Rondon, 713, em Campo Grande.
 
 
 
APn