2 de setembro de 2004 - 09:11

Estado divulga relação de empresas aprovadas para o Pappe

A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) divulgou ontem a relação de empresas aprovadas para o Pappe (Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas).

Cinco empresas do Estado foram selecionadas e irão receber apoio financeiro de R$ 750 mil, sendo R$ 500 mil da Fundect e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e o restante contrapartida das empresas.

O Pappe tem o objetivo de financiar atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos inovadores, em fases que antecedem aos processos de comercialização, realizadas por pesquisadores que atuam diretamente ou em cooperação com empresas de base tecnológica.

Pelo edital do Pappe foram aprovados os projetos Desenvolvimento de Vaso Sanitário com Curva Móvel, Máquinas de solo: colheita e cultivo pós-colheita, Multimisturador contínuo, Sistema Construtivo Integrado e Síntese de Álcoois Quirais Derivados de Lipídeos Resorcinólicos por Processos de Biocatálise.

Cinco áreas, consideradas estratégicas para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul foram priorizadas pelo edital: agronegócio, biotecnologia, saúde, universidade-empresa e energia.

Os projetos aprovados vão passar, na primeira fase do Pappe, por um estudo de viabilidade técnica e econômica, que vai determinar se a proposta é viável ou não. Na segunda fase, será realizada a parte principal da pesquisa, com duração de até 18 meses. Mais informações pelo telefone (67) 351-2550 ou (67) 9902-4830.
 
 
Agência Popular