2 de setembro de 2004 - 08:38

30% dos candidatos não possuem ensino fundamental

Informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que 24,2% dos 377 mil candidatos a prefeito, vice ou a vereador nas eleições municipais de outubro não possuem ensino fundamental completo. Além deles, que declararam não ter completado o antigo primeiro grau, outros 4,9% disseram apenas saber "ler e escrever".

Os que completaram o ensino médio somam 27,4%. Apenas 15,8% dos candidatos têm diploma de curso superior. Já entre os prefeitos, o índice de candidatos com formação superior sobe para 42%.

"O perfil é o mesmo do eleitorado brasileiro e não mudou nas últimas décadas, não se pode esperar que uma população com baixa escolaridade escolha representantes com alto grau de instrução", avalia Octaciano Nogueira, professor de Ciência Política da UnB (Universidade de Brasília), em declarações à Folha de S. Paulo.

Outro dado do TSE mostra que o PT lançou 37,4 mil candidatos para as eleições municipais. Em 200 foram 26 mil candidatos a prefeito, vice e vereador pelo partido de Lula. Outros partidos da base aliada do governo federal que aumentaram o número de candidatos foram o PL, o PPS e o PSB.

PSDB, PFL e PDT diminuíram o número de candidatos. A redução mais significativa ficou com os pefelistas, que caíram de 45 mil candidatos em 2000 para 34 mil este ano.

No total, o número geral dos candidatos neste ano será menor do que em 2000. Naquele ano, foram 382 mil, contra os atuais 377 mil.

O crescimento da participação feminina nas candidaturas foi baixo. Em 2000, elas eram 18,7% dos concorrentes; neste ano serão 21,3%.

 

Terra Redação