2 de setembro de 2004 - 08:25

Ataque dos EUA mata dezessete iraquianos em Fallujah

Ao menos dezessete iraquianos morreram e seis ficaram feridos após um avião americano bombardear um suposto esconderijo do jordaniano Abú Mussaba al Zarqawi, líder da rede terrorista Al Qaeda no Iraque, em Fallujah, a 50 km a oeste de Bagdá, segundo fontes policiais e hospitalares.

Por volta das 23h45 desta quarta-feira, horário local, um avião dos EUA disparou mísseis contra o bairro residencial de Jabal, de acordo com policiais. Duas casas foram destruídas. Segundo o médico Seiffedin Taha, do hospital geral de Fallujah, "recebemos os corpos de 17 pessoas e seis feridos".

"Entre os mortos poderiam estar dois ou três crianças. Os corpos ficaram despedaçados e, por isso, é difícil confirmar", acrescentou Taha, na manhã desta quinta-feira.

O exército americano confirmou em comunicado o ataque em Fallujah. A nota descreve a ação militar como de "precisão contra casas", que seriam o local onde se reuniam os partidários do jordaniano Zarqawi. Os EUA acusam o jordaniano responsável por vários atentados no Iraque. O governo americano estipulou uma recompensa de US$ 25 milhões por Zarqawi.


Folha On line