18 de outubro de 2006 - 06:54

Abates de gado gordo em Eldorado e Japorã estão atrasados

Quase quinze dias após o anúncio de que o frigorífico FriBrasil localizado em Eldorado iria iniciar os abates dos animais gordos dos municípios da área de risco, Eldorado e Japorã, a SFA (Superintendência Federal de Agricultura do Mato Grosso do Sul) não pode liberar as operações porque a empresa não conseguiu instalar o sistema de controle da temperatura as câmaras frigoríficas, item imprescindível para o controle e auditoria dos trabalhos realizados.

“Os abates não começaram ainda porque deu problema no sistema eletrônico de controle automático de temperatura, e como são vários pontos de registro, o sistema não funcionou corretamente”, explicou o superintendente da SFA, José Antônio Felício.

Segundo Felício, as exigências para o funcionamento da empresa são os mais rígidos, os mesmos que são implantados nas empresas que exportam para a Europa, tudo para que não possa trazer nenhum risco sanitário, e dentro das normas internacionais. “Acreditamos que até o final desta semana tudo fique pronto e o nosso pessoal da inspeção possa fazer a liberação dos abates”, conclui.

A estimativa da SFA é que na região dos dois municípios devam existir aproximadamente 15 mil animais gordos prontos para o abate, “entre vacas e boi”. Felício explica ainda que deste a publicação da normativa número 9 pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), os abates estavam liberados, mas desde que houve a maturação da carne.

Este processo, segundo a SFA, exige que durante 24 horas a carne fique conservado em uma temperatura de no mínimo 2ºC, após este período, é medido o seu PH, procedimento que dá a certeza que o vírus da aftosa é eliminado. No entanto, nenhuma empresa na região possuía os equipamentos necessários em funcionamento.

A liberação do abate de animais gordos nos dois municípios, e o seu trânsito, havia sido decidida na última reunião do Gease (Grupo Especial de Atenção a Suspeita de Enfermidades Emergenciais ou Exóticas) realizada no dia 20 de setembro, na sede do Iagro, e o frigorífico FriBrasil anunciou o interesse em adequar-se aos mecanismos auditáveis para comprovar os procedimentos necessários do processo.

 

Mídia Max