13 de outubro de 2006 - 14:39

Mateus visita viveiro de mudas de cana açúcar em Caarapó

O prefeito de Caarapó, Mateus Palma de Farias (PL), visitou na tarde da última terça-feira os viveiros de mudas de cana-de-açúcar da unidade agroindustrial da empresa Nova América, localizados nas fazendas Santa Margarida, Santa Claudina, Santo Antônio e Figueira. Já estão plantados 200 hectares de diversas variedades de cana-de-açúcar, devendo atingir 1,2 mil hectares em 2007.

Acompanharam o prefeito de Caarapó na visita o secretário municipal de Obras, Roberto Maitan, o gerente de Relações com Fornecedores do Grupo Nova América, Carlos Flauzino de Andrade, o diretor agrícola da empresa, Mário Donisete Chiarinelli, além de Soluene Mulon Tonon, da área de Operações Agrícolas do grupo, e do produtor rural Paulo Diniz Junqueira Filho.

O grupo Nova América vai investir R$ 900 milhões na construção da usina de produção de açúcar e álcool em Caarapó. As obras da usina estão previstas para começar no final de 2007. A nova planta deve entrar em funcionamento na safra 2009/2010, quando irá moer um milhão de toneladas de cana-de-açúcar. Até 2017, a previsão é que a Nova América processe 4 milhões de toneladas da matéria-prima por ano.

Com isso, a unidade deverá produzir anualmente 330 mil toneladas de açúcar e 130 milhões de litros de álcool, que atenderão o mercado interno e o mercado externo.

Para atender a demanda da usina da Nova América, serão plantados 55 mil hectares de cana-de-açúcar em Caarapó. A primeira colheita está prevista para 2009 quando a usina entra em operação.

O projeto de construção da nova usina vai gerar, em longo prazo, cerca de duas mil vagas de trabalho, divididas em área agrícola, industrial e administrativa e RH, e acontecerá em três fases. Na primeira, prevista para 2007, serão contratadas 190 pessoas. Em 2008, serão mais 585 funcionários. Na terceira etapa (2009), a empresa vai gerar 1.175 vagas.

Na cerimônia de lançamento da usina, realizada no dia 23 de setembro, em Caarapó, o presidente do Grupo Nova América, Roberto de Rezende Barbosa, disse que “este é mais um passo da Nova América para consolidar sua expansão nos mercados interno e externo”. Ele acrescentou que a Nova América reafirma seu compromisso com a comunidade de Caarapó e acredita que este novo empreendimento trará muitos frutos para a economia local e também para o grupo.

Para o prefeito de Caarapó, Mateus Palma de Faria, o empreendimento trará desenvolvimento para a região. “Batalhamos muito para que uma usina fosse instalada na cidade. E escolhemos o projeto da Nova América por ser um grupo sólido e respeitado nacionalmente”, afirmou.

 

O Grupo Nova América

Com 59 anos de mercado, o Grupo Nova América figura entre os cinco maiores produtores de açúcar e álcool do Brasil, com faturamento de R$ 1,4 bilhão. A empresa assumiu esta posição após adquirir, em março de 2005, a marca UNIÃO, até então pertencente à Copersucar – Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo.

A Nova América possui duas unidades produtoras, Maracaí e Tarumã, ambas na região de Assis (SP), uma refinaria no Rio de Janeiro (RJ) e uma planta de empacotamento localizada em Sertãozinho (SP). Ela comercializa anualmente 1,4 milhão de toneladas de açúcar, 220 mil metros cúbicos de álcool, e 63.800 MW de energia. A empresa ainda possui um terminal portuário em Santos, o Teaçu Armazéns Gerais, e uma trading.

A Nova América é líder no mercado varejista de açúcar, com cerca de um terço de market share. A empresa ainda atua na produção e comercialização de laranja in natura e de suco concentrado.

 

 

 

 

 

Fátima News