13 de outubro de 2006 - 10:36

CNTbio libera testes com milho transgênico da Monsanto

A CNTbio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) publicou no diário Oficial da União desta sexta-feira, dia 13, o extrato de parecer técnico n.º 758/2006 da 95ª Reunião Ordinária, ocorrida em 14 de setembro, onde a solicitação de liberação planejada no meio ambiente de milho geneticamente modificado Monsanto do Brasil Ltda foi deferido.

Segundo o extrato, a semente liberada para a Monsanto, é do milho geneticamente modificado resistente a insetos, milho MON810 ou milho Yeldgard para fins de avaliação agronômica, especificamente da avaliação de eficiência do milho e o tratamento de Sementes no manejo de pragas na cultura; no controle de lepidópteros pragas; no controle da lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda), lagarta da espiga (Helycoverpa zea), broca da cana (Diatraea saccharalis) e presença de micotoxinas nos grãos de milho.

O experimento será conduzido na Estação Experimental de Não-Me-Toque, localizada em Não-Me-Toque, RS. E a área total experimental será aproximadamente 0,2202 hectares. A CTNBio esclarece que este extrato não exime a requerente do cumprimento das demais legislações vigentes no país, aplicáveis ao objeto do requerimento.

 

 

Mídia Max