10 de outubro de 2006 - 10:09

Professores de Jateí fazem curso sobre Educação Ambiental

Devido uma parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria do Meio e apoio da prefeitura municipal, professores da Reme de Jateí participaram nos dias 05 e 06 de outubro do mini-curso Educação Ambiental na Escola.

 

Os estudos do dia 05 foram realizados na Sajapam (Sala Jateiense de Pesquisas Ambientais) localizada no Sitio Escola com a participação de mais de 40 professores e coordenadores, entre eles os secretários do meio ambiente Gerson Pereira Dias e da educação João Paulo Lacerda.

 

No local tiveram palestra com geógrafo Odair Fereira Marim falando sobre as Mudanças Climáticas e o Aquecimento Global, e com a Promotora de Justiça Drª. Daniela Guiotti falando do Direito Ambiental.

Ela comentou sobre os princípios básicos dos direitos do meio ambiente que são: Poluidor pagador, sendo que quem causa danos ao meio ambiente deve reparar o ato. Precaução para prever os danos ambientais. Informações das atividades lesivas a população de evitar ou minimizar os danos. Os bens ambientais: água, energias, parques, ilhas, paisagens, sitio arqueológico entre outros.

 

De acordo com Guiotti o município não tem competência de legislar, mas sim competência administrativa de fiscalizar.

Este curso é uma preparação dos professores da Reme para a que no em 2007 seja implantado a disciplina de Educação Ambiental, na grade curricular, proposta feita pelo secretario de educação e atendida pelo prefeito Eraldo Jorge Leite (PL).

 

Logo após as palestras os professores fizeram estudos em grupos sobre as leis ambientais, e em seguida apresentações, orientados pela bióloga Nelci Aparecida Abrão e o fiscal ambiental Alex Barbosa.

De acordo com a coordenadora do Sabe, Maria Raimunda Bezerra esta capacitação de professores tem intuito de desenvolver projetos para a complementação do Sistema Aprenda Brasil de Ensino (Sabe) sem interferir em seu método de ensino, sendo este um trabalho que estará sempre em estudo contínuo.

 

Já no dia seguinte 06/10 os professores da Educação Infantil se reuniram na pré-escola Giancarlos da Silva com os orientadores Nelci Abrão e Alex Barbosa desenvolvendo a metodologia ambiental do projeto que vão elaborar. Já os educadores da escola rural do assentamento terão um dia específico para eles.
 
 
 
Fátima News