1 de setembro de 2004 - 17:56

Zé Teixeira vê risco na transferência de colonos do Panambi

 

O deputado estadual Zé Teixeira (PFL) disse hoje que vê risco na transferência de colonos do distrito de Panambi, em Dourados, para a fazenda Terra do Boi, localizada no município de Juti, onde o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) já decidiu assentá-los,  próximo a terras indígenas.

O deputado observa que em recente consulta feita pelo superintendente do Incra em Mato Grosso do Sul, Luiz Carlos Bonelli, a Funai (Fundação Nacional do Índio), para saber se há ou não incidência de terras indígenas na Fazenda Terra do Boi, constatou-se que a área para onde os produtores rurais deverão ser transferidos fica distante 14 quilômetros da terra indígena Jarará e faz divisa com a terra indígena Taquara, ainda não homologada.

Zé Teixeira lembra ainda que a fazenda comprada pelo Incra, com área de 2.941,7544 ha, fica distante 24 quilômetros da terra indígena Tey-Cuê. A maior preocupação do deputado é com a resposta dada pelo diretor de Assuntos Fundiários da Funai, Artur Nobre Mendes, que, consultado por Bonelli, informou que "após as análises cartográficas e antropológicas realizadas, ficou evidenciado que o imóvel não tem registro da presença indígena até o momento".

O deputado ressalta que se os colonos estão sendo transferidos de uma área de terra onde plantaram e produziram durante quase 60 anos, no Panambi, e agora, devido a conflito com os índios, estão sendo transferidos para a fazenda Terra do Boi. "Dentro dessas condições de total insegurança, que garantia eles vão ter agora?", questionou Teixeira, receoso de que o Governo Federal venha a baixar novo decreto remanejando os produtores rurais do local, como foi feito no distrito.

 

Assembléia