10 de outubro de 2006 - 08:48

Brasil enfrenta hoje o Equador com Ronaldinho no banco

Ronaldinho Gaúcho vai mesmo ficar no banco de reservas da seleção brasileira no amistoso desta terça-feira, contra o Equador, em Estocolmo, na Suécia, o quinto sob o comando de Dunga. Em seu lugar, vai jogar Kaká, que nesta segunda-feira jogou o tempo todo entre os titulares no treino de cerca de 1 hora que serviu de preparação para a partida, enquanto o atacante do Barcelona passou todo o tempo entre os reservas. "Não tem dúvida nenhuma", afirmou Dunga sobre a escalação.

O não aproveitamento de Ronaldinho desde o início da partida, que começa às 14 horas (de MS), já era esperado. Ele não vem jogando bem e no sábado foi figura apagada no amistoso contra o fraco combinado do Kuwait. No domingo, Dunga revelou estar preocupado com o baixo rendimento do atacante. Kaká, que pelo que Dunga vem demonstrando briga com Ronaldinho por posição, apressou-se em dizer que não vê numa disputa direta com o craque do Barcelona. “Disputo posição com todos os meias ofensivos e atacantes. Com Robinho, Sóbis, Fred, todos aqueles que estão buscando vaga no ataque. A concorrência é de forma geral", disse.

O meia-atacante do Milan só ficou mais à vontade ao falar sobre o Estádio Rassunda, local do amistoso e onde o Brasil conquistou, em 1958, o primeiro dos cinco títulos mundiais dele. “Estar neste estádio dá uma sensação muito boa. Ele faz parte de nossa história". Dunga continua neste jogo com suas observações, contra uma equipe que ele entende ser difícil de superar. "O futebol do Equador melhorou muito nos últimos anos", considera.

Por isso, da equipe que começou a partida de sábado contra o combinado do Kuwait, apenas quatro jogadores iniciam o amistoso: Maicon, Dudu Cearense, Elano e Robinho. Elano, aliás, já é titular absoluto, revelou Dunga. “Ele conquistou o lugar dentro de campo", justificou o treinador. No treino desta terça-feira aconteceu uma discussão ríspida entre Fred e Luisão. O atacante se irritou depois de duas entradas fortes do zagueiro. Dunga advertiu os dois jogadores.