10 de outubro de 2006 - 08:21

Servidores estaduais já podem sacar salários

Os servidores públicos estaduais podem sacar hoje seus salários relativos ao mês de setembro. O secretário de Estado de Receita e Controle, José Ricardo Pereira Cabral, confirmou que o depósito de R$ 132 milhões relativos aos salários dos servidores dos três poderes estaduais será feito hoje e estarão disponíveis para retiradas amanhã.

Cabral disse que a greve dos bancários chegou a preocupar o governo, contudo foi possível arrecadar o montante necessário para quitar a folha dentro do prazo previsto. O movimento grevista, segundo o secretário, "não atrapalhará a transferência dos recursos para as contas correntes dos servidores".

A data de pagamento respeita o calendário divulgado no início do ano pelo governador Zeca do PT. São cerca de 60 mil servidores do Executivo, entre ativos e inativos, cujos vencimentos somam R$ 94 milhões.

Comércio - Nas vésperas do Dia das Crianças, data de elevada movimentação do comércio com a venda de presentes (brinquedos e roupas, principalmente), o impacto nas vendas deve ser alto com a liberação dos salários dos servidores públicos. A expectativa dos comerciantes é a elevação da vendas em pelo menos 50%.

“O movimento maior está sendo aguardado para os próximos dias, tanto pela fama da ‘última hora’, como principalmente da liberação dos salários dos servidores”, destaca Rodrigo Cardoso, proprietário de uma loja de brinquedos no centro de Campo Grande.

As datas comemorativas – como esta do dia das crianças que é considerada a terceira melhor movimentação do ano, sendo superada somente pelo Natal e Dia das Mães – são esperadas com ansiedade pelos comerciantes. “Em um dia vendemos o que poderia sair em praticamente um mês.”

Cardoso diz que o pensamento é positivo. A clientela já está reagindo e a expectativa para o comerciante, que não exagerou em estoques, é de vender bastante, ficando ao menos em igualdade ao patamar do ano passado. “Vai ser melhor, o movimento está bom. E pelo menos em 50% vai aumentar o movimento dos próximos dias.”