7 de outubro de 2006 - 10:27

Lula e Alckmin se enfrentam no debate da Band no domingo

Um eventual acordo entre as campanhas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) poderá adiar para a próxima semana o recomeço do horário eleitoral gratuito do segundo turno. Antes disso, os dois podem se encontrar no primeiro debate entre presidenciáveis na TV, que será realizado pela Band, neste domingo, dia 08 de outubro.

Segundo o calendário eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a propaganda política permanecerá no ar até o dia 27 de outubro, antevéspera do segundo turno. Também haverá horário eleitoral de candidatos a governador em dez Estados onde haverá nova votação.

A Lei Eleitoral prevê o reinício dos programas de rádio e de TV pelo menos 48 horas depois da proclamação do resultado oficial das eleições. O TSE pretendia proclamar o resultado da eleição presidencial ontem à noite e já tinha praticamente pronto o novo plano de mídia.

Entretanto o reinício do horário eleitoral deverá depender principalmente da conveniência das campanhas de Alckmin e de Lula, que terão de planejar a produção das novas peças. O reinício da propaganda na TV tem de ocorrer, segundo o TSE, até a próxima segunda-feira.

A propaganda da eleição presidencial terá dois blocos diários de 20 minutos cada, além de inserções ao longo da programação das emissoras, inclusive aos domingos. O tempo será distribuído igualitariamente entre Lula e Alckmin.