1 de setembro de 2004 - 16:25

Brasil discute parceria para fornecimento de álcool ao Japão

 

O presidente da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool, Luis Carlos Correia Carvalho, a pedido do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, viaja nesta quarta-feira para o Japão, onde discutirá com autoridades governamentais a abertura do mercado japonês ao álcool brasileiro. O objetivo, de acordo com o ministério, é mostrar que a tecnologia do etanol já está consolidada no Brasil.

Em encontros no Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca, no Ministério da Economia, Comércio e Indústria, no Banco Japonês de Cooperação Internacional (JBIC) e na Organização para o Desenvolvimento de Novas Energias e Tecnologia Industrial (NEDO), Carvalho deve mostrar que o Brasil é o parceiro ideal para o fornecimento de álcool para a mistura à gasolina, já que, em 2003, o governo japonês autorizou a mistura de até 3% de álcool anidro no combustível. Com a nova mistura, espera-se que o país asiático importe, a médio prazo, cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano.

Além disso, o representante brasileiro discutirá a retomada das negociações a respeito dos estudos, estruturação e desenvolvimento do Pólo de Biocombustíveis de Piracicaba (SP) e a agenda que o presidente da NEDO na área de álcool, Naoki Nishio, cumprirá durante visita ao Brasil, em outubro.