4 de outubro de 2006 - 07:54

Alckmin destaca apoio do PMDB de Mato Grosso do Sul

Em busca do eleitores de Cristóvam Buarque (PDT) e Heloisa Helena (PSOL), o candidato tucano à Presidência da República, Geraldo Alckmin, lembrou ontem, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que parte expressiva do PMDB o apoiou no primeiro turno, citando Mato Grosso do Sul, onde obteve 687.583 votos, vecendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 66 dos 78 municípios do Estado.

Alckmin também citou que recebeu apoio dos peemedebistas dos Estados de Santa Catarina, Rondônia, Pernambuco e Distrito Federal. "Agora, acho que temos a possibilidade de ter o PMDB no Rio Grande do Sul e recebemos o apoio da governadora do Rio", disse. Enquanto tenta convencer os eleitores dos dois ex-petistas, Alckmin costura apoios na cúpula dos principais partidos.

Ontem, conversou com o PV, mas disse, porém, que vencerá a eleição graças à "militância cívica" dos eleitores. "O PT tinha uma militância histórica, mas ela praticamente desapareceu. Nós passamos a ter, não digo uma militância partidária, mas uma militância cívica", disse. Sobre o apoio de Anthony Garotinho, disse que o PT não poderá criticá-lo porque o peemedebista apoiou Lula anteriormente e fez diferença no Rio de Janeiro em 2002.

De olho no apoio dos tucanos José Serra e Aécio Neves, Alckmin afirmou que, se eleito, poderá fazer um governo melhor sem se preocupar com reeleição. "No que depender de mim, vou acabar com a reeleição." A respeito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, disse que ele está à sua direita neste segundo turno.

"Sou mais à esquerda [do que ele] no apreço à democracia e no sentido econômico. Essa é a primeira questão. Mario Covas dizia que, na vida pública, essa deve ser sempre a primeira qualidade, apreço à democracia", declarou, completando que o governo Lula tem um perfil autoritário, que se manifesta no mensalão, na Ancinav, que é a tentativa de amordaçar a imprensa porque eles não gostam de críticas.

 

 

Mídia Max

iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");