1 de setembro de 2004 - 14:57

TRT vai participar de Seminário de Direito para Jornalistas

 

O TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul) participa, pela primeira vez, do Seminário de Direito para Jornalistas promovido pelo TJ/MS (Tribunal de Justiça do Estado). O convite, formalizado pela Secretaria de Comunicação Social do TJ/MS, no início do mês de agosto, foi aceito pelo presidente do TRT/MS, juiz João de Deus Gomes de Souza.

O magistrado participará como palestrante e convidado especial do evento, que acontece nos dias 8, 9 e 10 de setembro. No dia 8, o presidente do TRT/MS participa da abertura do Seminário, como convidado especial, integrando a mesa de autoridades. No dia 10, ministrará palestra sobre “Linguagem, estrutura e relacionamento com a imprensa”.

Para o juiz João de Deus, a sua participação como palestrante será bastante oportuna para a Justiça do Trabalho. “Esse seminário tem cumprido um papel relevante à sociedade e ao Poder Judiciário por permitir à imprensa e aos profissionais jornalistas conhecer melhor sobre a estrutura e o funcionamento da justiça em Mato Grosso do Sul”, ressalta.

Sobre o conteúdo da sua palestra, o presidente do TRT/MS pretende abordar sobre a importância do jornalista conhecer os termos jurídicos. “Isso é muito significativo, uma vez que o jornalista exerce a função de informar a sociedade, e isso deve acontecer com o uso da terminologia adequada”, observa. Ele também falará da estrutura do Poder Judiciário Trabalhista e do que o TRT/MS vem fazendo para dar mais eficiência e qualidade à prestação jurisdicional.

Por fim, o juiz João de Deus abordará sobre a importância do bom relacionamento entre o Poder Judiciário e a imprensa. “A imprensa precisa entender que é muito importante para a sociedade que ela dê mais espaço para assuntos relacionados ao judiciário, principalmente questões que envolvem direitos fundamentais”, adverte. “Há muitas decisões judiciais e atos do Poder Judiciário que precisam ser amplamente divulgados para que mais pessoas tomem consciência dos seus direitos e se encorajem a buscá-los”, completa.

 

Mídia Max