2 de outubro de 2006 - 09:41

Transporte de banana é normatizado em Mato Grosso do Sul

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) normatiza o trânsito de frutos e partes da planta da bananeira. A portaria de nº 1.121, publicada no dia 28 de setembro (quinta-feira passada) exige que para a circulação dos produtos provenientes da bananeira, sejam oriundos de áreas indenes das doenças ou onde o sistema de risco tenha sido implantado.

Já dentro do Estado, se a origem é uma área contaminada que os produtos sejam acompanhados de uma certificação de sanidade que será emitida por um técnico habilitado responsável pela produção e pelo desenvolvimento da cultura, com essa documentação o produtor poderá requerer a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) no Iagro estando assim, o produtor liberado para seguir destino.

“Quando em 2004 foi constatada a presença da praga mais severa que ataca os bananais, a Sigatoka Negra, agravando muito os problemas fitossanitários do Estado, o Iagro tomou medidas de controle da disseminação da doença, através de inspeções feitas nos bananais e orientando os produtores a adotarem o sistema de mitigação de risco. E com essa portaria, o órgão está tentando evitar a disseminação de pragas controlando de forma mais intensa os locais onde existam os focos, protegendo o patrimônio agrícola de Mato Grosso do Sul”, Finaliza João Cavalléro, secretário de Estado da Produção e do Turismo.

Consumo - A banana é uma fruta de grande consumo no Brasil, sendo considerada a segunda mais consumida, com importante papel socioeconômico no País, contribuindo para a dieta alimentar de grande parte da população e altamente nutritiva, rica em vitaminas e minerais.

Mato Grosso do Sul, na década passada atingiu a sua maior área plantada de plantio de banana, apresentando aproximadamente seis mil hectares de cultivo de banana. Com a presença de diversas pragas, principalmente, o Mal do Panamá que constitui um fator limitante para o cultivo da banana, havendo, com isso, uma diminuição significativa na área plantada reduzindo para menos de 2000 ha. no ano de 2005.

 

MS Notíicas