29 de setembro de 2006 - 10:00

Aguardado o anúncio oficial da venda da Coopernavi

Está sendo aguardado para as próximas horas o anúncio oficial da venda da usina da Cooperativa dos Plantadores de Cana-de-Açúcar de Naviraí. As negociações que duraram mais de um ano já foram concretizadas e a comunicação a ser feita pelo presidente José Ibanez Viero só depende de alguns detalhes burocráticos.
A última reunião para o acerto de contas, checagem de auditorias de conferências de bens, dos ativos e passivos, além do acerto dos valores e forma de pagamento aconteceu na tarde de quarta-feira, com a presença dos cooperados e dos representantes legais dos compradores americanos (Kids Company e Infinitive Energy).
Houve muita especulação sobre o assunto e a reportagem procurou vários cooperados, que não quizeram falar sobre o assunto.
A autorização para a venda da usina foi dada em uma assembléia realizada no dia 25 de julho deste ano, com a presença de mais de 70% dos 28 cooperados. O SULNEWS apurou que já está em cartório e na Junta Comercial os documentos de efetivação da venda e transformação do regime de gestão cooperativa para o empresarial, com a criação da Usina Naviraí S.A, subsidiária da Coopernavi. Enquanto fechávamos esta edição, os advogados das partes envolvidas trabalhavam quanto ao registro da documentação da transferência do terreno onde está instalada a indústria.
Atualmente, os usineiros da Coopernavi plantam cerca de 25 mil hectares de cana. Esta quantia permite a produção de 80 milhões de litros de álcool e três milhões de sacas de 50 quilos de açúcar por safra. Na safra 2005/2006 a Coopernavi moeu 1,8 milhão de toneladas. Com mix de produção de 50% para açúcar e 50% para álcool, a Coopernavi é a maior usina do Cone Sul do Estado de Mato Grosso do Sul, e uma das maiores do Estado, que já emprega no pico da safra, mais de 2,5 mil empregados. A expectativa é de que os compradores americanos promovam a multiplicação destes números.

 

Sul News