28 de setembro de 2006 - 07:18

Prefeito de Aquidauana é afastado por usar funcionários

A juíza da 1ª Vara Cívil de Aquidauana, Simone Nakamatsu, determinou nesta quarta-feira o afastamento por 30 dias do prefeito do município, Felipe Orro (PSDB), e da secretária de Saúde, Viviane Nogueira, por improbidade administrativa. Eles são acusados de usar a máquina administrativa para beneficiar alguns candidatos, entre eles o candidato a deputado estadual, Ricardo Bacha (PPS).

Segundo o juiz eleitoral, José Andrade Neto, a Justiça Eleitoral junto com o Ministério Público Eleitoral constaram que o prefeito e a secretária estavam usando os funcionários públicos do município para fazer campanha política. Os funcionários eram obrigados a participar de carreatas e para isso fechavam as repartições públicas em horário de expediente. Em um comitê eleitoral, foram encontrados notas de vários produtos, entre eles combustíveis, em nome da prefeitura. O comitê era coordenado por um funcionário público.

Dois funcionários e um comissionado foram demitidos, segundo Neto, por que se recusaram a trabalhar para o candidato imposto pelo prefeito. Uma outra irregularidade encontrada, é que o prefeito baixou uma portaria reduzindo a carga horária de agentes de saúde, de 8 para 6 horas, sendo que os mesmos agentes seriam contratados no período reduzido, de duas horas, para trabalhar como cabos eleitorais.

Uma funcionária pública prestou declaração e confirmou que os funcionários eram liberados em horário de expediente para fazer campanha e participar de passeatas. O pedido de afastamento do prefeito e da secretária foi feito pelo Ministério Público Estadual.

Já no âmbito da Justiça Eleitoral, Orro vai receber uma representação por usar a máquina administrativa em campanha. O prefeito pode pagar multa, caso seja condenado. Já Ricardo Bacha, que também vai receber representação, pode ter o registro de candidatura cassado, e caso seja eleito, pode ter o diploma cassado. Quem assume a prefeitura durante o afastamento de Orro é o vice-prefeito, José Henrique Trindade.

 

 

TV Morena