27 de setembro de 2006 - 15:57

Lula ainda não decidiu sobre sua presença em debate

O coordenador da campanha do PT à Presidência, Marco Aurélio Garcia, disse hoje que o presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva não decidiu se vai no debate entre presidenciáveis que será promovido amanhã pela rede Globo. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, confirmou que existe uma divisão no partido sobre a presença do presidente no confronto com os adversários.

Segundo Marinho, os petistas temem que se repita o que aconteceu em 1989, quando Lula acabou derrotado nas urnas pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello após participação decisiva em um debate. "A edição do debate prejudicou o Lula", disse o ministro, em Brasília.

O coordenador de Lula evitou dar certeza sobre a presença do presidente. "Amanhã vocês vão saber. Ele [o presidente Lula] é que vai decidir", respondeu ele, quando questionado pelos jornalistas, após palestra em São Paulo.

Marco Aurélio negou que o presidente precise ir ao debate para prestar explicações sobre o chamado "escândalo do dossiê". "As explicações já foram dadas. Acho que nós estamos esperando que as coisas se esclareçam", rebateu.

"Os outros candidatos têm todas as suas razões para confirmar presença. O presidente ainda está pensando", acrescentou o coordenador de Lula.

Folha Online