27 de setembro de 2006 - 12:51

Fluxo turístico em Mato Grosso do Sul aumenta 23,9% em 2005

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Turismo, uma atividade econômica que tem se mostrado como importante instrumento de desenvolvimento, geração de emprego e redução de desigualdades sociais e regionais.

O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, afirma que
o turismo já responde por nada menos que 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mas diz também, que historicamente a sociedade brasileira sempre deu pouca importância ao seu desenvolvimento.

Ainda assim, Mares Guia analisa que o turismo vem apresentando resultados importantes nos últimos anos, contribuindo para o crescimento da economia, o desenvolvimento regional, a atração de divisas e a geração de emprego e renda. O impacto do turismo sobre a economia é inegável.

Em 2005, estudo preliminar do Departamento de Informações e Estatísticas da Fundação de Turismo, apontou que Mato Grosso do Sul recebeu 519.752 turistas, de acordo com o registro de hospedagem, o que representa que houve crescimento de 23,9% no fluxo turístico em relação a 2004, maior que a média nacional que foi de 15%, e da mundial, que segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) atingiu 5,5%.

Nesta amostragem foi considerada a movimentação obtida através do Boletim de Ocupação Hoteleira (BOH)do período de janeiro a dezembro de 2005.

O estudo apontou que, considerando a estimativa de que o turista tem gasto médio de R$ 90,00 por dia, o turismo movimentou cerca de R$ 127 milhões na economia estadual, em 2005.

Para a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, esses dados mostram que a prioridade dada ao turismo pelo atual governo precisa se tornar uma política de Estado permanente, no sentido de garantir que o potencial turístico sul-mato-grossense – baseado no povo, na cultura, e nas belezas naturais – se concretize e comece a gerar ainda mais benefícios para a sociedade. Mato Grosso do Sul só tem a ganhar com o desenvolvimento cada vez maior do turismo.