27 de setembro de 2006 - 10:38

Curitiba terá primeiro hospital do País para idosos

O governo de Curitiba lançou o edital de licitação para a construção do Hospital Municipal de Geriatria e Gerontologia, a primeira iniciativa desse tipo no País. Com custo estimado em R$ 15,6 milhões, as obras deverão começar antes do fim do ano, de modo que o hospital fique pronto em 2008.

Também foi assinada lei que autoriza a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, um órgão que vai tratar especificamente da criação e implantação de políticas públicas voltadas para essas pessoas.

As ações fazem parte da Semana Nacional do Idoso. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 8,41% da população da capital paranaense são idosos, num total de 148 mil pessoas com 60 anos ou mais.

Para garantir a qualidade de vida desse segmento, uma série de programas voltados para atividades sociais, lazer, saúde, esporte, educação e cultura foram desenvolvidos. São cerca de 60 mil atendimentos por mês, realizados por 1.400 voluntários.

Os 148 mil idosos que vivem em Curitiba também têm entrada gratuita nos cinemas da Prefeitura (Cine Luz e Cinemateca); desconto de 50% nos espetáculos teatrais e shows no Teatro Paiol, Memorial de Curitiba, Conservatório de MPB, Teatro Novelas Curitibanas, entre outros espaços da Fundação Cultural. Pessoas com mais de 65 anos não pagam passagem no transporte coletivo.

 

Agência Brasil