25 de setembro de 2006 - 16:09

André defende municipalização do esporte em MS

Municipalizar as ações esportivas em Mato Grosso do Sul, envolvendo toda a comunidade esportiva, entre profissionais de educação física, atletas, técnicos, dirigentes e árbitros. Esse é o principal objetivo do projeto "Mato Grosso do Sul Esportes", uma das metas do candidato a governador pela coligação "Amor, Trabalho e Fé", André Puccinelli (PMDB). Segundo Carlos Alberto de Assis, um dos técnicos que atuaram na sistematização da proposta, os investimentos e ações acontecerão por etapas. Na área educacional, está prevista a regionalização dos Jogos Escolares (atletas com até 14 anos) e da Juventude (competidores entre 15 e 17 anos), a reforma dos locais destinados às competições e a promoção dos Jogos Escolares Para-desportivos de Mato Grosso do Sul.

"Hoje cerca de 4,3 mil atletas de 23 cidades participam dos jogos Escolares e da Juventude no Estado. Com a regionalização dos jogos Escolares e da Juventude, a nossa meta é reunir pelo menos 20 mil atletas das 78 cidades do Estado", ressalta Assis. Também estão entre as propostas de Puccinelli a criação dos Jogos de Verão; os Jogos Radicais e os Jogos de Esportes Adaptados. Além disso, os Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul e os Jogos Indígenas serão mantidos e aperfeiçoados.

Puccinelli defende a manutenção do financiamento esportivo através da Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº. 2281 de 11/09/01), de até 0,5% da arrecadação mensal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), do programa Talento Esportivo, que oferece bolsa mensal a atletas do Estado, além do fortalecimento das competições universitárias e a instituição da Bolsa Atleta Universitário. "O objetivo é garantir uma renda mensal aos estudantes do ensino superior, como forma de incentivo à prática esportiva e à participação em campeonatos", explica Assis. Também estão previstas a criação da Casa do Esporte, uma sede para abrigar os órgãos esportivos do Estado, e a construção do Centro Olímpico, para sediar competições.

 

Futebol e Lazer – Entre as propostas para incentivar o futebol profissional de Mato Grosso do Sul, Puccinelli defende a implantação do programa "Troque Notas". A iniciativa consiste na troca de notas fiscais por ingressos de jogos de futebol entre equipes sul-mato-grossenses, o que estimulará as famílias a comparecerem aos estádios. "Também vamos incentivar a criação de escolinhas de futebol e fortalecer as competições juvenis como as sub-16, sub-18 e sub- 20", afirma Puccinelli. O candidato levará para o interior do Estado ações como as Caravanas do Lazer, aos fins de semana; Mato Grosso do Sul Fitness, projeto que oferecerá aulas de ginástica em todos os municípios e as Colônias de Férias, com atividades voltadas para a terceira idade.

"Puccinelli vai mudar o conceito de se fazer esporte no Estado, passando a tratá-lo profissionalmente. O esporte também ajuda a gerar emprego e renda e a divulgar o nome de Mato Grosso do Sul", explica Assis. Ele reitera que esporte e lazer estarão entre as prioridades de Puccinelli, pois promovem saúde, cidadania e aumentam a auto-estima das pessoas. "Só o esporte une, iguala e emociona", resume o coordenador.

 
 
 
Fátima News