1 de setembro de 2004 - 08:09

30% dos cigarros são vendidos ilegalmente no Estado

O combate ao vício do fumo tem várias frentes. A primeira é a fiscalização do comércio irregular do cigarro, realizada pela Receita Federal, que já apreendeu mais de 50 mil pacotes de cigarros contrabandeados só nesse ano no Estado. Um crime alimentado pelo vício. Agora são os próprios fumantes que pretendem ajudar no combate ao produto ilegal.

Fumo para o cigarro de palha, charutos, cigarros comuns. O comércio de tabaco movimenta bilhões de reais em todo país.  E a armadilha para pegar o futuro fumante está no cotidiano. Normalmente quem fuma tenta justificar os motivos das tragadas.

O vício também estimula o contrabando. A Receita calcula que 30% dos cigarros são vendidos ilegalmente no estado. Só este ano a Policia Federal apreendeu mais de 50 mil pacotes de cigarros que seriam contrabandeados. Os produtos apreendidos estão no depósito da Receita Federal.
 
Para os especialistas, só a diminuição do número de fumantes é capaz de combater a criminalidade.  A ajuda médica pode ser a solução. A Secretaria da Saúde de Mato Grosso do Sul está preparando 38 postos em todo o Estado para fazer o tratamento gratuito. Os fumantes realmente interessados em largar o cigarro poderão fazer terapias individuais ou em grupos. O tratamento dura um ano.

 

RMT Online