23 de setembro de 2006 - 08:12

MEC cria banco de dados eletrônico de universidades

O Ministério da Educação lançou nesta semana um mecanismo eletrônico que permitirá ligar o banco de dados de 55 universidades federais do país à Secretaria de Educação Superior (SESu), unificando as informações sobre as instituições.

As instituições devem alimentar a nova plataforma com dados sobre a vida acadêmica dos alunos, como matrículas, transferências, número de estudantes que entraram na instituição e que saíram. O MEC pretende fazer a primeira interligação na próxima sexta-feira (29).

O objetivo do ministério é reunir elementos para a gestão de políticas públicas e repasse de recursos. Segundo a coordenadora de acompanhamento das instituições federais de ensino superior, Ilka Moreira, o sistema permitirá melhor planejamento da área, pois este será baseado em informações atuais.

“A SESu planejava os gastos com base no censo [de educação superior] produzido nos dois últimos anos pelo Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira]. Por meio da plataforma, teremos os dados de forma imediata. Com os resultados da primeira coleta de dados, poderemos no início de 2007 prever os recursos que serão gastos no decorrer daquele ano”, disse a coordenadora.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, Paulo Speller, o sistema vai permitir um planejamento mais eficiente.

“A troca de informações possibilitará um ganho. Temos que pensar em crescer e melhorar o sistema. Com a plataforma, será possível ver o que temos hoje, onde estão as falhas, o que umas universidades fazem que outras não fazem e comparar experiências, por exemplo”, afirmou.

A criação da Plataforma de Integração de Dados das Instituições Federais de Ensino Superior é uma parceria da SESu com o laboratório de computação científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Agência Brasil