22 de setembro de 2006 - 07:54

OAB volta a cogitar pedido de impeachment de Lula

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, disse ontem que, após as eleições de outubro, a entidade pode voltar a analisar um pedido de impeachment contra o presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva.A possibilidade foi levantada depois do novo escândalo envolvendo o governo, relacionado ao dossiê que incriminaria candidatos do PSDB e que seria, supostamente, comprado pelo Partido dos Trabalhadores.

No ano passado, em novembro, o Conselho da OAB já havia analisado uma proposta de impeachment de Lula, apresentada por uma de suas conselheiras. Na ocasião, o pedido foi rejeitado e a ordem limitou-se a enviar uma notícia-crime à Procuradoria-Geral da República.

Busato justifica um novo pedido dizendo que a "sucessão de escândalos" revela a "decomposição moral da República", de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo. Em novembro, segundo ele, a OAB considerou que o momento era "inadequado" para o pedido de impeachment, por causa do calendário eleitoral e da falta de credibilidade do Congresso.

A entidade, por enquanto, espera que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tome as medidas adequadas contra crimes cometidos no período eleitoral.

 

Terra