22 de setembro de 2006 - 07:09

Prove inaugura hoje agroindústria de mandioca em Caarapó

O Prove-Pantanal (Programa de Verticalização da Agricultura Familiar), desenvolvido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idaterra (Instituto do Desenvolvimento Agrário, Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), inaugura hoje no município de Caarapó (264 km a sul de Campo Grande), a nova estrutura da agroindústria de mandioca congelada Ki-Cozinha.

De propriedade do agricultor Valter Baratela, a nova instalação da agroindústria contou com investimentos de R$ 64 mil e dispõe de câmara fria, além de áreas de processamento e carregamento. A expectativa do produtor é dobrar a produção após a inauguração da nova estrutura. “Começamos com uma estrutura pequena, construída com madeira. Esta estrutura já não estava mais apta para atender à demanda da produção e nela faltavam também algumas adequações impostas pela vigilância sanitária. Agora, com tudo certinho, esperamos que nossa produção mensal salte de dois mil kg para quatro mil kg”, comenta Baratela.

A agroindústria está há dois anos em funcionamento e emprega 18 pessoas. Sua produção é comercializada nos municípios de Caarapó, Dourados e Naviraí, mas o produtor pretende expandi-la para todo o Estado. “Espero que daqui a algum tempo nossa produção esteja à venda em todo o Estado nas principais redes de supermercado”.

O Prove-Pantanal conta hoje com 60 agroindústrias em pleno funcionamento, beneficiando um total de 200 pessoas em todo Mato Grosso do Sul.