21 de setembro de 2006 - 13:00

5,2 mil PMs vão garantir segurança no dia das eleições

 

A partir da próxima terça-feira (dia 26) até a apuração final dos votos, a PM (Polícia Militar) vai intensificar o policiamento tático ostensivo em todo o Estado, numa operação especial para estas eleições 2006.

Ao todo cerca de 5.200 policiais militares farão a fiscalização em todo o território de Mato Grosso do Sul, garantindo a segurança das eleições, num esforço conjunto de policiais da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), Rotai (Ronda Ostensiva Tática do Interior), que fará o policiamento no interior do Estado, PMA (Polícia Militar Ambiental) e PRE (Polícia Militar Rodoviária Estadual), que fiscalizarão o transporte de eleitores nas rodovias federais e estaduais, além dos policiais do serviço reservado que também deverão fazer a segurança nas ruas.

Segundo o capitão Paulo Xavier da Polícia Militar, para intensificar as ações policiais nos dias que antecedem a eleição e no próprio dia do pleito, serão colocados nas ruas, todos os policiais que compõem o setor administrativo da PM, que serão convocados para fazer ronda ostensiva pelas cidades sul-mato-grossenses. O capitão salientou ainda a importância do policiamento na véspera das eleições, principalmente cinco dias antes, período no qual a incidência de crimes eleitorais, como a compra de votos, são intensificados.

Uma equipe da Polícia Militar também ficará de prontidão no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para apurar as denúncias de irregularidades na eleição. O capitão salientou ainda que os cerca de 700 policiais militares que fazem a segurança dos presídios do Estado permanecerão em seus postos, garantindo a ordem dos presos no período da eleição.

“Não podemos retirar os soldados das unidades penais, porque este é um serviço essencial que não pode ser abandonado, ainda mais em datas críticas como a eleição, onde os ânimos ficam exaltados e aumentam a possibilidade de motins e tentativas de fuga”. Os policiais estão fazendo a guarda nos presídios substituindo a segurança que era feita pelos soldados da Força Nacional, que deixaram Mato Grosso do Sul no mês passado.

 

 

Mídia Max

iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");