20 de setembro de 2006 - 14:03

Início de construção de usina em Rio Brilhante é autorizado

Nos próximos dias serão iniciadas as obras de construção da Usina Coinbra, em Rio Brilhante. Nesta terça-feira, 19, a prefeitura autorizou o início das obras de construção do parque industrial e respectivo funcionamento da indústria que será erguida há oito quilômetros da cidade, na BR-163, saída para Campo Grande. A usina terá capacidade para moer de 3,6 milhões de cana-de-açúcar para a produção de álcool e açúcar, destinados ao consumo interno e exportação.

 

O prefeito Donato Lopes (PTB), o secretário de Infra-estrutura, Nilo Azambuja e o chefe do Departamento Tributário, Luiz Tognetti fizeram a entrega do alvará ao gerente de planejamento do grupo Coinbra, Fred Polizello, após a usina cumprir com todas as exigências legais, principalmente ambientais.

 

Funcionando no Brasil desde 1946, a Coinbra faz parte de um conglomerado francês que atua na comercialização internacional de commodities agrícolas, de energia, no esmagamento e refino de sementes oleaginosas, processamento de frutas cítricas, exploração, refino e comercialização de petróleo e gás natural, em telecomunicações, administração na frotas de navios  oceânicos e em projetos imobiliários. No Brasil, por intermédio de Comércio e Indústrias Brasileiras Coinbra S.A., o Grupo Louis Dreyfus está entre os maiores exportadores de açúcar e álcool do país.

 

O prefeito Donato Lopes (PTB), disse que o investimento dará um novo incremento para Rio Brilhante, sendo mais uma opção de trabalho e renda para milhares de pessoas. Donato também reiterou que Rio Brilhante passa a viver um novo momento econômico. “A cana-de-açúcar fará nosso município crescer e se desenvolver, e com este novo ciclo vamos ter uma nova opção de renda, uma nova perspectiva de crescimento”.

 

MUITO TRABALHO

Desde o início de sua administração o prefeito Donato e assessores têm trabalhado para a implantação da usina. “Tivemos vários contatos com a direção da indústria, inclusive em São Paulo, onde mostramos toda a potencialidade de Rio Brilhante”, disse o prefeito. Donato também teve participação decisiva em contatar com proprietários de terras na região, que passarão a arrendar para o plantio de cana-de-açúcar. “A Coinbra queria vir para Rio Brilhante, mas também precisava de toda uma infra-estrutura, como por exemplo, áreas disponíveis para o plantio da cana”, disse Donato.

 

No encontro com o prefeito e assessores, o gerente de planejamento da Coinbra, Fred Polizello falou da satisfação da escolha por Rio Brilhante e destacou o empenho e a boa vontade do prefeito Donato em atrair a para seu município o investimento. “Estamos sendo muito bem recebidos aqui e a administração municipal tem sido nossa parceira”, disse Polizello.

 

A expectativa é que sejam plantados 50 mil hectares, no entorno do parque industrial. Com a Coinbra, Rio Brilhante ganha sua terceira usina. Segundo especialistas, em cinco anos a área plantada de cana-de-açúcar será de 100 mil hectares, 20% da área territorial do município.

 

 

Fátima News