31 de agosto de 2004 - 17:38

Egon e Mineiro entregam entreposto de calcário em Ponta Porã

Produtores rurais assentados na região de fronteira vão receber seis mil toneladas de calcário adquirido pelo governo do Estado.

O vice-governador Egon Krakhecke e o secretário Valteci Ribeiro de Castro Júnior, o Mineiro (Desenvolvimento Agrário), participam nesta quinta-feira da solenidade de entrega do entreposto de calcário de Ponta Porã.

O evento, que deve reunir agricultures familiares de 6 municípios (Ponta Porã, Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos), será realizado a partir das 15h no entreposto (BR-463, saída para Dourados).

Usado na correção do solo, o calcário é um insumo fundamental para a correção da acidez do solo e para a recuperação da fertilidade da terra.

“Esse é um ingrediente fundamental para o aumento da produtividade da agricultura familiar e está no foco das prioridades do governo para fortalecer este segmento, que tem mostrado a sua competência na produção de alimentos e na geração de trabalho e renda”, disse o vice-governador.

O calcário chegará aos pequenos produtores que atenderem as recomendações técnicas, fincando a cargo do produtor o transporte a partir do entreposto até a área onde o calcário será aplicado. Entre os critérios para o benefício: prioridade para a produção de subsistência, atendimento às famílias com menor renda e incentivo à produção agroecológica.

Até o final do mês já estarão funcionando em Mato Grosso do Sul cinco entrepostos de calcário similares ao que será entregue nesta quarta-feira. O primeiro foi entregue no mês de agosto em Itaquiraí. A chegada do calcário aos pequenos produtores coincide com o período de preparo do solo, que antecede o plantio da safra de verão.

A implantação dos terminais faz parte do programa Terra Nova, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, que pretende atender a alta demanda de recuperação dos solos das áreas de agricultura, principalmente nos assentamentos, incluindo também as áreas indígenas e as comunidades negras rurais.

No total, o governo do Estado pretende atender cinco mil famílias. Para a execução deste projeto serão destinados recursos na ordem de R$ 2,7 milhões, do Fundo de Investimento Social (FIS).
 
Agência Popular