19 de setembro de 2006 - 16:36

International Paper confirma fábrica em Três Lagoas

O Conselho de Administração da IP (International Paper) autorizou a implantação da fábrica de papel para imprimir e escrever idealizada no ‘Projeto Fábrica Três Lagoas’, no estado de Mato Grosso do Sul.

O comunicado oficial foi feito através de correspondência encaminhada pelo presidente da Paper no Brasil, Máximo Pacheco, a prefeita da cidade, Simone Tebet (PMDB).

De acordo com a correspondência, a Paper investirá na construção e operação da fábrica de papel, com a instalação inicial de uma ou duas máquinas, cada uma com capacidade para 200 mil toneladas/ano. Trata-se da primeira fábrica de papel a ser construída no País, após o período de 12 anos.

Já a construção e operação da fábrica de celulose, serão viabilizadas por meio de uma permuta de ativos com a Votorantim Celulose e Papel S/A (VCP). No acordo, a sólida base florestal, sob responsabilidade da subsidiaria Chamflora Três Lagoas Agroflorestal, e o projeto da fábrica de celulose de Três Lagoas da International Paper ficará com a VCP, enquanto que a floresta e a fábrica integrada de papel e celulose da VCP, em Luiz Antonio (SP), serão transferidos para o portfólio de negócios.

PERMUTA

A permuta de ativos entre das duas empresas do setor de celulose e papel, cujo processo deverá ser concluído até o dia 31 de janeiro do próximo ano, viabiliza a instalação do empreendimento em Três lagoas que poderá gerar, aproximadamente 800 empregos diretos na fase de operação da nova unidade fabril, entre funcionários próprios e terceirizados. Inclusive, durante a construção de ambas as fábricas, celulose (VCP) e papel (IP), o número de contratações, por meio de trabalho terceirizado, terá a média de cinco mil postos e poderá atingir o pico de 10 mil.

PIB

Para se ter uma idéia da dimensão do empreendimento, a concretização do projeto proporcionará um aumento de 0,15% no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, de 13,5% no do estado de Mato Grosso do Sul e de quase 300% no município de Três Lagoas.

As obras da nova fábrica estão previstas para terem início no primeiro semestre de 2007 e as operações para o início de 2009.

 

 

 

Perfil News