19 de setembro de 2006 - 10:45

Crédito para casa própria com parcela fixa sai em outubro

Novas modalidades de crédito imobiliário, com correção fixa e parcelas debitadas do salário, serão lançadas dentro de um mês. A afirmação é do diretor de crédito imobiliário da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) e diretor de operações da Nossa Caixa, Natalino Gazonato.

Segundo Gazonato, os bancos aguardam definição do CMN (Conselho Monetário Nacional) sobre como a TR (taxa referencial), que hoje é a parte variável da correção dos financiamentos, poderá ser fixada. "Assim que fecharem as regras, os bancos lançarão [os novos financiamentos]."

Para Gazonato, da próxima reunião do CMN, na quinta-feira, deve sair uma decisão sobre esse assunto.

Com a fixação da TR, as parcelas dos financiamentos se tornarão prefixadas. Os mutuários saberão exatamente o quanto vão pagar do início ao fim dos contratos.

Gazonato diz ainda que as linhas de crédito com parcelas debitadas no salário também serão liberadas no mês que vem. Segundo ele, a modalidade dará mais segurança aos bancos ao emprestarem dinheiro para compra da casa própria, mas não reduzirá os juros, pelo menos a curto prazo. "Isso só virá com a concorrência."
 
Diário MS
iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");