18 de setembro de 2006 - 16:36

5,4 milhões são portadores de doenças mentais no Brasil

Cerca de 3% da população brasileira é portadora de alguma doença mental grave. Isso significa que aproximadamente 5,4 milhões de pessoas precisam de tratamento constante. Os hospitais psiquiátricos de todo o país, porém, somam apenas 41 mil leitos. O coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Delgado, admite que o número é insuficiente para atender a demanda.


Em 1996, eram 72,5 mil leitos. E a redução na oferta foi proposital, segundo Delgado. Nos últimos dez anos, unidades de saúde foram fechadas graças a denúncias de maus tratos e mudanças no atendimento a doentes mentais. Especialistas passaram a privilegiar a terapia não-hospitalar e a convivência com parentes e amigos.


O coordenador destaca, porém, que o orçamento do governo federal para a área de saúde mental quase dobrou entre 1998 e 2005, passando de R$ 442 milhões para R$ 814 milhões. Cerca de 55% dessa verba é destinada aos gastos hospitalares.


Delgado disse em entrevista à Radiobrás que aproximadamente 21 milhões de pessoas sofrem de transtornos mentais como depressão e ansiedade. São problemas que podem causar grande sofrimento à pessoa se não forem bem cuidados.

 

TV Morena