15 de setembro de 2006 - 16:50

Aldeias de Caarapó ganham atendimento odontológico

Com o objetivo de melhorar o atendimento odontológico da população indígena da aldeia de Caarapó (MS), o Pólo-Base Indígena do município foi beneficiado com a contratação de mais um profissional de Odontologia, um assistente de consultório odontológico e um motorista que estão atendendo os 3.856 moradores da área.

A contratação da equipe de saúde bucal indígena foi realizada por meio de pactuação entre Coordenação Regional da Funasa de MS e Prefeitura Municipal de Caarapó, com recursos da Secretária de Assistência a Saúde (SAS), do Ministério da Saúde. Foram empossados o dentista Ivan Akusievikius, a dentista Sheila Gonçalves e a assistente de consultório odontológico Clarisse Teixeira.

A equipe médica já está atendendo no posto de saúde da aldeia Caarapó.O atendimento se estende também para aldeias Rancho do Jacaré e Guira-Roka, de segunda a sexta-feira, somando um total de 5.986 indígenas beneficiados com o tratamento odontológico.

Segundo o chefe do Pólo-Base de Caarapó, Adalberto Araújo, a equipe odontológica vai prestar atendimento aos adultos e às crianças em idade escolar de todas as aldeias do município. "O aumento de profissionais da saúde contratados vai beneficiar principalmente a população indígena da aldeia Caarapó que contará agora com o dentista fixo no plantão, que acontece de segunda a sexta," declarou Adalberto.

Hoje o Pólo-Base de Caarapó conta com uma equipe multidisciplinar de saúde composta por 14 profissionais para atender toda população indígena da região, sendo dois odontólogos, duas assistente de consultório, dois médicos, quatro enfermeiras, duas nutricionistas e dois motoristas para atender toda população indígena da região.