6 de setembro de 2006 - 16:12

MSGÁS apresenta micro-ônibus movido a Diesel-GNV

A Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS) apresenta na próxima segunda-feira, 11 de setembro, um veículo tipo micro-ônibus movido a Diesel-GNV com tecnologia Flex Diesel-Gás. Com isso, a MSGÁS pretende estimular e promover a ampliação do uso do gás natural, diversificando a utilização em veículos de transporte de pessoas e cargas.

 

O sistema Flex Diesel-Gás é uma das tecnologias inovadoras, menos poluentes e que permite uma economia de até 30% nos gastos com combustível relação ao diesel, além disso, após a conversão, o veículo reduz 80% da emissão de material particulado e 30% de dióxido de carbono.

 

A nova tecnologia foi desenvolvida pela empresa Civic Corp BR Ltda, filial da neo-zelandeza da DieselGas, permite a conversão de motores movidos a óleo diesel para que funcionem  associados ao gás natural, tratando-se de uma conversão que possibilita o uso de até 90% de GNV em ônibus, micro-ônibus, caminhões movidos a óleo diesel, além de motores estacionários que trabalham fixos.

Para que esta tecnologia seja conhecida em Mato Grosso do Sul, a MSGÁS convidou representantes da empresa Civic Corp BR Ltda para fazer apresentação técnica para donos de empresas de transporte e demais interessados. Além disso, a Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul irá assinar um termo de cooperação técnica para que a empresa disponibilize o micro-ônibus para ser utilizado por dois meses no Estado. 

 

Segundo o presidente da MSGÁS, Maurício Arruda, neste período a Companhia irá demonstrar na prática a tecnologia aos empresários do setor, visando despertar o interesse pela utilização do gás natural veicular nas frotas de veículos de transporte de pessoas como ônibus urbanos e rodoviários e de cargas. “Estamos organizando uma agenda para que as empresas possam usar o micro-ônibus e experimentar a nova tecnologia que é ecologicamente correta, traz muitos benefícios econômicos, pois é o de mais baixo custo dentre os combustíveis, além de aumentar a vida útil do motor, o que reduz os gastos com manutenção”, ressaltou.

 

 A apresentação será às 8h do dia 11 de setembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Na ocasião, estará presente o governador do Estado, José Orcírio Miranda dos Santos.
 
 
Mídia Max