5 de setembro de 2006 - 16:09

PT pede redução de 102 segundos do programa de Alckmin

A coligação A Força do Povo (PT-PRB-PCdoB), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, entrou com pedido de perda de 102 segundos do tempo do candidato Geraldo Alckmin (PSDB) no horário eleitoral gratuito. O recurso alega que o programa tucano usou trucagem e montagem ao agregar à imagem do presidente Lula a imagem do ex-presidente nacional do PT José Genoíno, apontando-o como um dos 40 acusados no escândalo do mensalão.

O recurso foi usado no programa eleitoral do último dia 2 de setembro. A representação petista alega que houve intenção de ridicularizar o candidato Luiz Inácio Lula da Silva, além de fazer alegações inverídicas. Os 102 segundos são equivalentes ao dobro do usado na prática da irregularidade alegada.

Segundos os advogados, o programa do candidato Geraldo Alckmin afirmou que o candidato a deputado federal José Genoino foi denunciado como membro da quadrilha que desviou dinheiro público no governo Lula. Dizem que o discurso proferido pelo presidente Lula no lançamento do programa da reeleição teria sido modificado no seu contexto, vinculando o sentido da frase a pessoas escolhidas pela coligação de Geraldo Alckmin.

No discurso, o presidente Lula teria dito: "Prezo as amizades. Ninguém deixará de ser meu amigo porque cometeu um erro, porque ficou desempregado e muito menos deixará de ser meu amigo porque eu virei presidente da República". Os advogados afirmam na representação: "quando o presidente Lula disse que quem cometeu erro não deixaria de ser seu amigo, o fez de forma genérica. Não disse a que erro e a que amigos se refere".

A representação alega que o sentido da frase teria sido manipulado também em relação a José Dirceu, Sílvio Pereira, Luiz Gushiken e Delúbio Soares, aos quais, foram chamados de "a turma do Lula", com afirmações de queriam voltar ao Palácio do Planalto.

Na véspera, o TSE negou pedido de resposta solicitado por Genoino contra a coligação de Alckmin por sua aparição não autorizada no mesmo programa.

 

Terra