31 de agosto de 2004 - 09:03

Campanha política virtual está na mira da Justiça Eleitoral

Agora é para valer. Está proibida a campanha política virtual em Mato Grosso do Sul. Candidatos ou coligações que enviarem propaganda eleitoral pela internet ou pelo celular vão ser punidos pela justiça.

 

O analista de sistemas, André Estábile recebeu vários torpedos, mensagens no celular, com propaganda política. O pedido de voto não agradou o eleitor. “Me senti invadido e minha privacidade foi ofendida”, reclama o analista.

 

A lei eleitoral não prevê esse tipo de propaganda. Mas a partir de agora, mensagens políticas no celular estão proibidas. A justiça eleitoral fez um acordo com os partidos. Em caso de descumprimento a multa será pesada: R$ 15 mil por mensagem enviada.

 

O juiz Vilson Bertelli explicou que a medida foi tomada depois que recebeu denúncias de eleitores. “Os partidos assinaram um acordo e agora serão multados caso descumpram com a lei”, disse.

 

Mas além do celular, o envio de mensagens com propaganda política na internet também é crime. O chamado Spam, e-mail não solicitado,  é considerado uma invasão à privacidade.  O eleitor só poderá receber mensagens de candidatos ou partidos políticos se fizer um cadastro autorizando esse tipo de publicidade.

 

O telefone da justiça eleitoral para denúncias é o 326-4468.
 
 
TV Morena